Contra-Baixo

Contra-Baixo
Contra-baixo para sempre é minha vida......

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bourne Vivaldi (Bourne Soundtrack/Vivaldi Double Cello Concerto) - ThePianoGuys


sábado, 7 de julho de 2012

Estilos


Estilos

Como qualquer instrumento, o baixo elétrico pode ser tocado em um diverso número de estilos. Baixistas como Paul McCartney tem um estilo mais melódico, enquanto Les Claypool da Primus e Flea do Red Hot Chili Peppers tem um estilo mais "funky", usando muito da técnica do slap and pop, que é dar um "tapinha" na corda com o polegar e dar um estalo ao soltar outra corda. Alguns artistas, como Pino Palladino usam um baixo fretless (sem trastes) para um som mais "abafado".

Larry Graham introduziu o método do "slap and pop" nos anos 60. Seu som ficou conhecido principalmente em 1970, com a música "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)". Nos anos 70, Stanley Clarke desenvolveu a técnica de Graham, deixando o método mais parecido ao que é feito atualmente.

A maioria dos baixistas preferem tocar suas notas com os dedos, mas alguns usam palhetas. Isto varia entre os gêneros musicais. Muito poucos adeptos do estilo "funky" usam palhetas, enquanto elas são quase que obrigatórias no Punk Rock. O uso de palhetas deixa o som mais claro e forte, enquanto o som originado pelos dedos é mais suave.

Técnicas


Braço de um baixo fretless com marcações ao lado da escala para auxiliar o músico a encontrar o tom da nota corretamente.



Baixo fretless. Note-se a ausência de trastes na escala.



Fretless

A técnica para fretless é mais parecida com a do contrabaixo, o timbre também é mais parecido, principalmente com o uso de cordas "flat" ou revestidas com nylon.

Por se tratar de um instrumento não temperado (não tem trastes para definir a altura das notas na escala), a técnica consiste em treinar o ouvido pra que as notas saiam afinadas, e aumentar a precisão dos dedos da mão esquerda para que o som saia mais limpo.

Na maioria dos casos o músico usa slides e notas de aproximação para entonar juntamente com o resto da banda!

Pizzicato

Ver artigo principal: Pizzicato

Usa-se os dedos indicador e médio da mão direita (ou esquerda, para os canhotos) alternadamente para tocar as cordas sem o auxilio de palheta. É a técnica mais usada.

Slap

Ver artigo principal: Slap

A técnica surgiu por volta de 1961, quando o baixista Larry Graham estava em uma sessão de gravação em estúdio e, momentaneamente, ficou sem baterista. Ele então começou a bater e puxar as cordas, na tentativa de imitar o som do bumbo e da caixa.

Consiste em percutir e puxar as cordas usando o polegar e os outros quatro dedos da mão direita (ou esquerda, para canhotos).

Tapping

Ver artigo principal: Tapping

O tapping é a técnica no qual as notas são extraídas de um instrumento de cordas de forma parecida ao de um piano, batendo nas cordas com as pontas dos dedos nas notas que se deseja executar. Quando são utilizadas ambas as mãos recebe o nome de two-hands tapping. Stanley Clarke é um baixista conhecido pelo uso desta técnica sendo, na guitarra, popularizada por Eddie Van Halen
Ficheiro:Bass Guitar Tapping.JPG






Técnica de tapping executada num baixo elétrico.


Baixistas influentes

Os baixistas a seguir são alguns dos que contribuiram para o desenvolvimento do baixo elétrico:

·        Jaco Pastorius - Revolucionou a técnica do contra-baixo elétrico. Jazz, Funk, Fusion, harmônicos e baixo fretless.

·        Jack Bruce (Vocalista na Cream) - Pioneiro nas linhas melódicas, mesclava elementos do Blues e Rock.

·        Stanley Clarke - Foi a semente do Jazz Fusion, nos anos 70.

·        Les Claypool - Slaps selvagens.

·        John Entwistle - Tocava um baixo de 8 cordas, tinha grande velocidade e força.

·        Larry Graham - Criador da técnica do slap.

·        Steve Lawson - Explorou novas tecnologias para solos.

·        Phil Lesh - Influências clássicas no Rock, Improvisação.

·        Michael Manring - Trabalho inovador com diversas afinações alternadas.

·        Geddy Lee - Virtuosidade e técnicas apuradas no estilo rock progressivo, metal e pop.

·        Sir Paul McCartney - Um dos grandes nomes das linhas melódicas, Popularizou a figura do baixista cantor e líder de banda.

·        Luiz Guilherme Timm - Um dos grandes nomes quando se fala em Baixo de 4 cordas.

·        Marcus Miller - Trabalhou com grandes nomes do jazz, como Miles Davis.

·        Pino Palladino - Baixo fretless.

·        James Jamerson (The Funk Brothers) - Velocidade, precisão e complexidade em suas linhas.

·        Tom Petersson - Baixo de 12 cordas.

·        Bootsy Collins - Pioneiro no "funky".

·        Francis "Rocco" Prestia - Grooves fantásicos em semicolcheias, "ghost notes", síncopes e um pulso percussivo realmente cativante.

·        Victor Wooten - Virtuose e mestre no slap, técnica a qual explora ao máximo e aperfeiçoou com uma "nova técnica" de slap.

·        Flea - Famoso baixista da técnica do Slap e um dos baixistas mais técnicos da história.

·        Lemmy - Conseguia fazer o som do baixo parecer o som de uma guitarra.

·        Cliff Burton - Distorcia o som do baixo através de pedais, fazendo-o soar como uma guitarra.

·        Geezer Butler - Considerado por muitos o melhor baixista do gênero Heavy Metal

·        Steve Harris - Fundador do grupo Iron Maiden, baixista tão feroz que é conhecido como "Iron Horse" ( "Cavalo de Ferro")

·        Roger Waters - Outro grande nome das linhas de baixo melódicas, líder fundador da banda Pink Floyd.

·        John Deacon - Baixista do Queen,conhecido pelas suas incriveis habilidades ritmicas.

Principais fabricantes

·        Alembic

·        B.C. Rich

·        Carvin.

·        Carl Thompson

·        Cort

·        Danelectro

·        Ernie Ball

·        Fender

·        Fodera

·        G&L

·        Gibson

·        Hamer (conhecido pelos baixos de 12 cordas)

·        Höfner

·        Ibanez

·        Jackson

·        Ken Bebensee

·        Ken Smith

·        Music Man

·        Pedulla

·        Rickenbacker

·        Rob Allen

·        Sadowsky

·        Wal

·        Warwick

·        Yamaha Corporation

·        Strinberg

Ver também

·        Baixo acústico

·        Chapman stick

·        Contrabaixo

·        Warr guitar










Formato e cor do instrumento


Formato e cor do instrumento

·  Existem diversas opções de cor, desde a cor da própria madeira do instrumento a efeitos visuais muito interessantes.

·  Diferentes formatos de corpo (que afetam a maneira de tocar).

·  Com ou sem mão (nos modelos sem mão, a afinação é feita na ponte).

[editar]Trastes

·  Com trastes (Fretted) - como a maioria das guitarras.

·  Sem trastes (Fretless) - como a maioria dos Contrabaixos.

[editar]Infografia



1 - Cabeça, mão, paleta ou headstock.

2 - Cravelhas e tarraxas.

3 - Pestana ou capotraste.

4 - Trastes

5 - Braço e escala.

6 - Marcações.

7 - Recorte superior.

8 - Pinos de fixação da correia.

9 - Cordas.

10 - Recorte inferior.

11 - Corpo.

12a, 12b - Captadores.

13 - Ponte ou cordal.

14 - Controles de tonalidade e volume.

15 - Jacks/Jaques ou tomadas de saída (conectores tipo TRS fêmea).
Copy and paste the following code into your website's HMTL code. Contact me for more details.
bass tuner