Blog contando a história do músico , Eduardo Maurício Dias , OMB 28.678 / Baixista. Bom galera , esse blog é criado para ajudar outros baixistas e músicos , trocando informações sobre Contra-baixo esse instrumento tão cheio de técnica e sobre execução tanto no Baixo Acústico / Baixo elétrico. Feito para trocarmos experiências e frases musicais. Espero que gostem! Dúvidas , críticas e sugestões: contatos: E-mail: edudias1972@gmail.com
sexta-feira, 27 de julho de 2012
domingo, 22 de julho de 2012
sábado, 7 de julho de 2012
Estilos
Estilos
Como
qualquer instrumento, o baixo elétrico pode ser tocado em um diverso número de
estilos. Baixistas como Paul
McCartney tem um estilo mais melódico, enquanto Les Claypool da Primus e Flea do Red Hot Chili Peppers tem um estilo mais "funky", usando muito da técnica do slap
and pop, que é dar um "tapinha" na corda com o polegar e dar um
estalo ao soltar outra corda. Alguns artistas, como Pino Palladino usam
um baixo fretless (sem trastes) para um som mais "abafado".
Larry Graham
introduziu o método do "slap and pop" nos anos 60. Seu som
ficou conhecido principalmente em 1970,
com a música "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)". Nos anos 70, Stanley Clarke
desenvolveu a técnica de Graham, deixando o método mais parecido ao que é feito
atualmente.
A
maioria dos baixistas preferem tocar suas notas com os dedos, mas alguns usam palhetas. Isto varia entre
os gêneros musicais. Muito poucos adeptos do estilo "funky" usam
palhetas, enquanto elas são quase que obrigatórias no Punk Rock. O uso de
palhetas deixa o som mais claro e forte, enquanto o som originado pelos dedos é
mais suave.
Técnicas
Braço de um baixo fretless com marcações ao
lado da escala
para auxiliar o músico a encontrar o tom da nota corretamente.
Baixo fretless. Note-se a ausência de
trastes na escala.
Fretless
A
técnica para fretless é mais parecida com a do contrabaixo, o timbre também é mais parecido, principalmente
com o uso de cordas "flat" ou revestidas com nylon.
Por
se tratar de um instrumento não temperado
(não tem trastes para definir a altura das notas na escala),
a técnica consiste em treinar o ouvido
pra que as notas saiam afinadas, e aumentar a precisão dos dedos da mão
esquerda para que o som saia mais limpo.
Na
maioria dos casos o músico usa slides e notas de aproximação para entonar
juntamente com o resto da banda!
Pizzicato
Usa-se os dedos
indicador e médio da mão direita (ou esquerda, para os canhotos) alternadamente
para tocar as cordas sem o auxilio de palheta. É a técnica mais usada.
Slap
A técnica surgiu
por volta de 1961, quando o
baixista Larry
Graham estava em uma sessão de gravação em estúdio e,
momentaneamente, ficou sem baterista.
Ele então começou a bater e puxar as cordas, na tentativa de imitar o som do bumbo e da caixa.
Consiste em
percutir e puxar as cordas usando o polegar e os outros quatro dedos da mão
direita (ou esquerda, para canhotos).
Tapping
Ver
artigo principal: Tapping
O tapping é
a técnica no qual as notas são extraídas de um instrumento de cordas de forma
parecida ao de um piano, batendo nas
cordas com as pontas dos dedos nas notas que se deseja executar. Quando são
utilizadas ambas as mãos recebe o nome de two-hands tapping. Stanley Clarke é um
baixista conhecido pelo uso desta técnica sendo, na guitarra, popularizada por Eddie Van Halen
Técnica
de tapping executada num baixo elétrico.
Baixistas influentes
Os baixistas a
seguir são alguns dos que contribuiram para o desenvolvimento do baixo
elétrico:
·
Jaco Pastorius -
Revolucionou a técnica do contra-baixo elétrico. Jazz, Funk, Fusion, harmônicos e baixo fretless.
·
Jack Bruce (Vocalista na Cream) - Pioneiro nas linhas melódicas,
mesclava elementos do Blues e Rock.
·
Stanley Clarke - Foi
a semente do Jazz
Fusion, nos anos 70.
·
Les Claypool - Slaps
selvagens.
·
John Entwistle -
Tocava um baixo de 8 cordas, tinha grande velocidade e força.
·
Larry Graham -
Criador da técnica do slap.
·
Steve Lawson - Explorou novas tecnologias para solos.
·
Phil Lesh - Influências clássicas no Rock,
Improvisação.
·
Michael Manring - Trabalho inovador com
diversas afinações alternadas.
·
Geddy Lee -
Virtuosidade e técnicas apuradas no estilo rock progressivo, metal e pop.
·
Sir Paul McCartney - Um
dos grandes nomes das linhas melódicas, Popularizou a figura do baixista cantor e líder de banda.
·
Luiz Guilherme Timm - Um dos grandes nomes
quando se fala em Baixo de 4 cordas.
·
Marcus Miller -
Trabalhou com grandes nomes do jazz,
como Miles Davis.
·
Pino Palladino -
Baixo fretless.
·
James Jamerson (The Funk Brothers) -
Velocidade, precisão e complexidade em suas linhas.
·
Tom Petersson - Baixo de 12 cordas.
·
Bootsy Collins -
Pioneiro no "funky".
·
Francis "Rocco"
Prestia - Grooves
fantásicos em semicolcheias,
"ghost notes", síncopes
e um pulso percussivo realmente cativante.
·
Victor Wooten - Virtuose e mestre no
slap, técnica a qual explora ao máximo e aperfeiçoou com uma "nova
técnica" de slap.
·
Flea - Famoso baixista da técnica do Slap e um
dos baixistas mais técnicos da história.
·
Lemmy - Conseguia fazer o som do baixo parecer
o som de uma guitarra.
·
Cliff Burton -
Distorcia o som do baixo através de pedais, fazendo-o soar como uma guitarra.
·
Geezer Butler -
Considerado por muitos o melhor baixista do gênero Heavy Metal
·
Steve Harris -
Fundador do grupo Iron
Maiden, baixista tão feroz que é conhecido como "Iron
Horse" ( "Cavalo de Ferro")
·
Roger Waters - Outro
grande nome das linhas de baixo melódicas, líder fundador da banda Pink Floyd.
·
John Deacon -
Baixista do Queen,conhecido
pelas suas incriveis habilidades ritmicas.
Principais fabricantes
·
Alembic
·
Carvin.
·
Cort
·
Fender
·
Fodera
·
G&L
·
Gibson
·
Hamer (conhecido
pelos baixos de 12 cordas)
·
Höfner
·
Ibanez
·
Jackson
·
Pedulla
·
Sadowsky
·
Wal
·
Warwick
Ver também
Formato e cor do instrumento
Formato e cor do instrumento
·
Existem diversas opções de
cor, desde a cor da própria madeira
do instrumento a efeitos visuais muito interessantes.
·
Diferentes formatos de corpo
(que afetam a maneira de tocar).
·
Com ou sem mão (nos modelos
sem mão, a afinação é feita na ponte).
[editar]Trastes
·
Com trastes (Fretted) - como a
maioria das guitarras.
·
Sem trastes (Fretless) - como
a maioria dos Contrabaixos.
[editar]Infografia
1
- Cabeça, mão, paleta ou headstock.
2
- Cravelhas e
tarraxas.
3
- Pestana ou
capotraste.
4
- Trastes
5
- Braço e escala.
6
- Marcações.
7
- Recorte superior.
8
- Pinos de fixação da correia.
9
- Cordas.
10
- Recorte inferior.
11
- Corpo.
12a,
12b - Captadores.
13
- Ponte ou cordal.
14
- Controles de tonalidade
e volume.
15 - Jacks/Jaques ou
tomadas de saída (conectores
tipo TRS fêmea).
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