Contra-Baixo

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sábado, 7 de julho de 2012

Características e História do Contra-baixo


Características e História

Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas captadas por dispositivos chamados captadores são transformadas em sinais elétricos que são amplificados e tocados por meio de uma caixa de som (geralmente um cubo). Vários componentes elétricos e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o som do instrumento.

O primeiro baixo elétrico a ser produzido em massa foi desenvolvido por Leo Fender, o conhecido fabricante de guitarras. A mudança do formato do instrumento, para algo parecido com uma guitarra e a utilização de trastes facilitaram seu uso, pois os músicos na época utilizavam o contrabaixo, e seu tamanho tornava impossível várias formas de transporte. O primeiro Fender Precision Bass foi vendido em 1951. Outro modelo lendário, o Fender Jazz Bass foi lançado em 1960.

Em seguida, outras companhias como a Gibson, a Danelectro e várias outras começaram a produção de seus modelos próprios de baixos elétricos. Isso permitiu aos baixistas variar os sons e o visual para se adequar a sua banda. Este trabalho continuou, e muitas outras companhias e luthiers continuaram o trabalho de Leo Fender

Instrumentação

O baixista atual tem um amplo campo de escolha para seu instrumento, como por exemplo:

Número de cordas e afinação
Ficheiro:Steinberger bass.jpg


Baixo semcabeça. As cordas são fixadas no final do corpo.

·  Como o modelo original de Leo Fender, que tinha 4 cordas afinadas em EADG, ou algumas vezes em DADG (Drop D).

·  Cinco cordas (geralmente BEADG, podendo ser ainda em EADGC).

·  Seis cordas (geralmente BEADGC, mas EADGBE e EADGCF também são utilizados).

·  Mais de 6 cordas.

·  Baixo Tenor - ADGC.

·  Baixo Piccolo - EADG (uma oitava acima da afinação normal).

Captadores

Os antigos baixos tinham apenas um captador magnético simples. Atualmente pode-se encontrar:

·  Captação ativa ou passiva (circuitos ativos usam uma bateria para aumentar o sinal).

·  Mais de um captador, dando uma variação de tons maior.

·  Captadores em posições diferentes, como mais perto da ponte ou do braço do instrumento.

·  Sistemas não magnéticos, como "piezos" ou sistemas "Lightwave", que permitem ao baixista usar cordas não metálicas.




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bass tuner