Contra-Baixo

Contra-Baixo
Contra-baixo para sempre é minha vida......

domingo, 4 de setembro de 2011

Técnicas de memorização

Técnicas de memorização

A cada dia que passa você precisa saber mais, entender melhor o mundo, e para isso sua memória tem de estar equilibrada e em dia com as mais novas técnicas de memorização.
Muitas pessoas se queixam de possuir uma memória fraca que dificulta e muito o seu aprendizado. Na verdade, achar que tem memória fraca é o maior obstáculo para um aprendizado mais eficiente. Todos temos a capacidade de possuirmos uma boa memória desde que treinemos para isso. Uma boa memória é uma habilidade que pode ser desenvolvida desde que você trabalhe para isso. Muitas pessoas confundem uma boa memória com uma, como podemos dizer, pouco prestativa nas mais variadas situações com a distração. Realmente pessoas distraídas não lembram de muitas coisas que fizeram ou mesmo de muitas coisas que leram, mas isso não significa que tenham uma memória fraca. Você pode ser distraído e ter uma ótima memória, por exemplo para lembrar números de telefone. Um dos segredos para uma boa memória é tentar associar o que se está fazendo com a imagem criada com a ação. Assim se você é daqueles estudantes que chegam em casa, joga um caderno num canto, deita e dorme e depois pedem a ajuda de Deus e do mundo para encontrar o bendito caderno, preste muita atenção. Ao jogá-lo num canto, espere, veja o caderno cair, pular e finalmente permanecer estático no seu cantinho de queda, com certeza irá lembrar mais facilmente onde o deixou. Ter atenção é requisito para poder memorizar. Não é de agora que a memória adquiriu tanta importância para as nossas atividades diárias, desde de tempos remotos ela é reconhecida como o pilar principal para a aquisição e desenvolvimento de nossos conhecimentos, seja no trabalho, em casa ou em toda rotina diária. Muitas civilizações antigas já utilizavam vários sistemas de memória que pudessem ajudar cotidianamente na realização da mais variadas tarefas. Gregos e romanos destacavam a memória para o ponto de partida para o reconhecimento humano. Quantas vezes você já deve ter admirado o seu professor de história ou de geografia por lembrar de detalhe do nosso país? Uma memória bem treinada é motivo de louvores e admiração em qualquer situação. Quem não quer lembrar aquele telefone dito por alguém tão especial em uma festa ou em uma danceteria, ou mesmo na hora do vestibular? Quem não quer ter na ponta da língua as fórmulas de física ou química? Agora você deve perguntar: Mas também posso ter uma memória assim? Sim, você pode, desde que se esforce pra isso e para ajudá-lo, vamos expor a seguir algumas técnicas de treinamento e de instrumentos para que você possa ter uma memória mais ativa, apenas vamos ajudá-lo a iniciar este caminho, caberá a você desenvolver as habilidades, por isso treine, repita incansavelmente os exercícios e mentalize realmente o que você poderá assimilar qualquer técnica desde que queira isso. Lembre-se: “Estudar é fundamental!”.
LIÇÃO DE MEMORIZAÇÃO
Para realmente aprender e memorizar as informações contidas em um texto é preciso total atenção e observação.
EXPLICAÇÃO
A observação é um fator determinante para uma boa memória e envolve principalmente ter atenção no que se está sendo observado. Olhar apenas não é observar, olhe para o seu relógio e olhe as horas, fácil não? Só que você se lembra quantos segundos marcavam o ponteiro do relógio? Provavelmente você só olhou os minutos, ou seja, olhou mais não observou por inteiro a informação passada por seu relógio, isso não é ser detalhista e sim realmente obter o maior número de informações possíveis. Então já sabemos que pra lembrar de alguma coisa é preciso observá-la anteriormente nos seus mínimos detalhes, requisito básico para memorizar. Observar e não apenas olhar. Textos também devem ser observados a não ser textos literários com certeza você poderá notar que determinados trechos de textos apresentam parágrafos maiores, onde comumente estão presentes exemplos e explicações mais detalhadas. Uma boa memória retentiva, com certeza é uma bem treinada e sabe observar por vários ângulos de análise.
EXERCÍCIO
Procure imagens, textos, ou mesmo fotos que você disponha e passe a observados detalhes contidos como paisagem, rostos, roupas, parágrafos maiores e menores, palavras destacadas, etc. Quanto a fotos, procure relacionar os lugares que foram tiradas, ao dia a dia, a ocasião e ao seu estado de espírito.
.
Leitura dinâmica.net - Todos os direitos reservados

Um comentário:

Copy and paste the following code into your website's HMTL code. Contact me for more details.
bass tuner